AUTOLIDERANÇA: o caminho para o sucesso pessoal e profissional
Envio grátis

AUTOLIDERANÇA: o caminho para o sucesso pessoal e profissional

   AUTOLIDERANÇA: o caminho para o sucesso pessoal e profissional

Liderar outras pessoas não é lá tarefa fácil, mas quando se trata de liderar a nós mesmos, o assunto muda de figura. Os desafios são constantes! Tomar as rédeas da própria vida, ser o dono do próprio destino, ser líder de si mesmo... Nossa! Como dar conta de tudo? Principalmente quando não sabemos por onde começar, se muitas vezes nos sentimos perdidos dentro da nossa casa interior. O desafio se torna ainda maior, quando vivemos entre o que almejamos para nossas vidas e o que outras pessoas ditam o que melhor para nós. É um conflito constante! E na ânsia de agradar os outros nos perdemos, desviamos o caminho e vivenciamos a trilha externa em direção ao nada, que ao final das contas, se torna em vazios internos, que muitas vezes são preenchidos com coisas que não nos preenchem. Diante da dor existencial, somos forçados a caminhar para o lado de dentro do nosso ser, em busca do tesouro perdido, e com isso, sermos quem nós realmente somos, os protagonistas das nossas histórias.

O desejo de mudança precisa ser forte o suficiente, para conquistarmos os objetivos pessoais e profissionais, que realmente façam sentido para nossas vidas, de maneira que possamos vislumbrar um mundo novo a nossa frente, construído por nós mesmos e sem as interferências alheias. Ao conquistarmos a própria jornada, entre erros e acertos, adquirimos o aprendizado contínuo que nos impulsiona para o nosso progresso evolutivo nessa existência. O desenvolvimento da auto liderança é algo muito relativo, para uns é um processo simples, já para outros é preciso um mergulho mais profundo dentro de si mesmo. Sermos líderes de nós mesmos não exclui o amor e atenção que devemos ter para com outras pessoas, pelo contrário, podemos adquirir o amor próprio, como também o amor ao nosso próximo em uma proporção equilibrada. Como também, podemos ser ótimos líderes nas empresas sem ter que agirmos com prepotência. Dizer “sim” e “não” faz parte do processo, e, quando aprendermos a ponderar, construiremos relações mais saudáveis sem perder o e controle da nossa vida, e aos poucos, desenvolveremos a autoconfiança.

Reduzir o conceito de auto liderança como apenas um ato de autonomia e liberdade no ambiente profissional, seria limitar um conceito que é amplo, pois vai muito além do que imaginamos. Somos muitos mais do que apenas líderes nas atividades profissionais, temos também, as nossas aspirações pessoais. Somos seres holísticos! Dentro de cada um de nós existe uma imensidão de sentimentos, emoções e comportamentos, que são próprios de cada pessoa. E administrar esse conjunto de fatores não é nada simples, porém é super possível, conforme formos galgando rumo ao equilíbrio emocional.

Somos líderes o tempo inteiro e muitas vezes nem nos damos conta disso. Seja na condição de pai, mãe, tia, professor, colaborador, gestor... Não importa a posição que ocupamos, a grande questão é: o quanto nos lideramos?

Auto liderança é um tema muito abrangente, e cada pessoa possui o seu conceito próprio. Pessoas não são fórmulas prontas! Cada uma possui características, opiniões e percepções de mundo, que foram adquiridas ao longo da vida. Porém, para o autor de vários livros, Suryavan Solar: “autoliderança é ter Amor Próprio e o Poder Pessoal para desenhar com determinação seu Projeto de Vida e criar um Destino Próprio.” Em complemento a esta definição, acrescento que o autoconhecimento é a base, o combustível que nos dá o impulso em direção aonde desejamos chegar, é através dele que nós nos potencializamos, entramos em contato com as nossas fortalezas e fraquezas internas. E dessa forma, aprendemos a gerir o que acontece dentro de nós mesmos.

A jornada do “conhece-te a ti mesmo” é um processo e exige paciência. Porém, possibilita que nos enxerguemos com mais clareza, despertando em nós a consciência de quem somos e de como nos encontramos em determinado momento da nossa existência, e com isso, nos capacitamos para o melhor direcionamento da nossa vida como um todo. E, a partir desse princípio, passamos a ter consciência de que somos os autores e atores da própria história, e podemos fazer a diferença no meio em que atuamos, sem terceirizar responsabilidades, apenas com a força do nosso exemplo. E sem dúvida, nos tornaremos pessoas e profissionais melhores.

Quem passa pelo processo de Coaching tem a possibilidade de se conectar com suas potencialidades, que muitas vezes se encontram adormecidas, como também tem a oportunidade de aprender a minimizar os gargalos internos que os impedem de evoluir.

Agora me responde: como você tem liderado sua vida?

Clica nos links abaixo e me segue nas redes sociais. Sejam bem-vindos!!!

Facebook: https://www.facebook.com/cleciacoach/

Instagram: https://www.instagram.com/cleciacoach/

Clécia Dias

Coach de Auto liderança e Propósito de Vida