5 DICAS PARA INCENTIVAR SEU FILHO À PRATICAR A SUSTENTABILIDADE

5  DICAS   PARA  INCENTIVAR   SEU   FILHO    À  SUSTENTABILIDADE

O termo sustentabilidade tem ganhado espaço notório no cotidiano das pessoas.

O mundo vive grandes momentos de devastações. A poluição, o desmatamento, as queimadas e explorações dos recursos naturais têm causado calamidades e desastres. Por isso, é uma necessidade inserir discussões sobre sustentabilidade na educação desde cedo.

Complementar a educação dos filhos com temas relevantes como sustentabilidade é importante porque estamos tratando da formação dos futuros cidadãos e agentes sociais. Pensando nisso, vamos apresentar 5 dicas para incentivar seus filhos a praticarem a sustentabilidade.

  1. Consciência de consumo

Pouco se fala da consciência de consumo quando o assunto é sustentabilidade, mas ela é o ponto de partida para se ter uma vida mais sustentável, o maior motivo de um planeta não sustentável está na exploração dos recursos naturais que não são repostos. Muitos desses recursos nós compramos, pois eles se transformam em matéria prima, objetos e bens.

Então, é necessário ensinar a criança a ter mais consciência dos produtos que são consumidos, isso vale, para excesso de brinquedos que não são mais usados. Cuidar e doar brinquedos não é somente uma caridade, mas é também uma atitude sustentável.

  1. Valorize a água

Ensine a criança a valorizar a água, explique para que ela serve, porque ela é importante, quais os seus benefícios, não basta dizer apenas para economizar água, assim como os adultos, para se convencer de algo a criança precisa entender do que se trata.

Então, explique o porquê é necessário fechar as torneiras quando não estiver sendo usadas; desligar o chuveiro para ensaboar o corpo; recolher a água da chuva e usar para regar as plantas; avisar se tem alguma torneira com algum vazamento.

  1. Não poluir a mãe terra

A fase da criança é um período de observação e repetição, é normal ver crianças imitando o que os adultos fazem, ou o que outras crianças fazem, portanto, é muito importante observar a criança quando ela está em grupo, e sobretudo, ensiná-la a fazer o certo e ser um exemplo para os colegas.

Não permita que seus filhos joguem lixo no chão, ensine-os a saber separar os lixos para coleta seletiva, a não jogar produtos químicos e materiais de plásticos em lugares impróprios, e a evitar o uso de sacolas plásticas.

  1. Aprender a utilizar a luz

Assim como no item 2, é necessário explicar para a criança o porquê que nós utilizamos a luz doméstica, sua importância, e seus pontos positivos. Mostrar o que acontece quando não economizamos luz é indispensável, pois essa ação compromete diretamente com o bem-estar do planeta.

Uma das alternativas para incentivar as crianças a economizar luz durante o dia é dar exemplo do dia e da noite, mostre que cada período tem seu tempo e que é preciso respeitá-los, assim não precisa acender a luz durante o dia.

Outras alternativas a ser ensinadas são: não deixe a televisão e rádio ligados se ninguém estiver usando, aproveite a luz solar, abrir portas e janelas faz bem para a saúde, retire da tomada os eletrodomésticos após o uso.

  1.   Compartilhar as aprendizagens

Mais do que aprender é poder ensinar o que aprendeu, então ensine seus filhos a compartilhar o que aprendeu em casa, as crianças gostam de se sentirem valorizadas e pró ativas, além de se sentirem bem, estarão contribuindo para um planeta mais sustentável.

Mostre que ser sustentável é uma atitude moderna, inovadora e ética, ter consciência disso é o primeiro passo para contribuir com a saúde do planeta.

 

Conheça mais o nosso trabalho

 

Site

Facebook

Instagram

Youtube